Artigo elaborado por Rafaela Rezende Ortega, advogada do VRL Advogados.

Como sabemos o mundo está em constante transformação, principalmente quando o assunto é tecnologia e inovação.

As criptomoedas já são uma realidade em diversos trâmites da economia mundial e recentemente chegou aos tribunais brasileiros em negociações trabalhistas.

Mas você sabe o que é Bitcoin e como as Criptomoedas podem ser utilizadas no pagamento de dívidas trabalhistas?

O bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Sendo assim, significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar o seu dinheiro.

O bitcoin é considerado a primeira moeda digital mundial totalmente descentralizada,constituindo um sistema econômico alternativo para transações ponto-a-ponto (peer-to-peer electronic cash system).

Esta moeda digital pode ser usada para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele, e inclusive para pagamento de acordos trabalhistas.

Uma decisao inédita na Vara do Trabalho do município de Uruaçu (GO) realizou um acordo trabalhista entre uma empresa de mineração e um de seus colaboradores no valor de R$ 350.000,00, ( trezentos e cinquenta mil reais), em que o pagamento será feito por meio de Bitcoins.

A criptomoeda serviu para facilitar a transferência do dinheiro, já que a representação da companhia fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Neste acordo, os pagamento serão efetuados por meio de conversão de Bitcoins em Reais, onde a empresa deverá arcar com os custos de conversão e com as eventuais flutuações na cotação, e assim o funcionário recebe R$ 350 mil líquidos, já descontadas todas as taxas para se usar a criptomoeda.

O Bitcoin surge como alternativa do dinheiro. Portanto, compreende-se que o Bitcoin é uma criptomoeda responsável por assegurar a segurança e transparência nas transações realizadas através dos meios digitais.

As criptomoedas são o futuro.É questão de tempo, para que o mercado consumidor venha aderir à tecnologia e migrar o padrão monetário para as moedas digitais.

O que vocês acham dessas novidade?

___________________

Esperamos que esta informação traga bons insights ao seu negócio e colocamos a nossa equipe à disposição para esclarecimentos de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *